segunda-feira, 18 de outubro de 2010

História da Paróquia


Paróquia de São Pedro – Jatobá – Patos
  
         A Paróquia de São Pedro (compreendendo o Bairro do Jatobá – Patos e o Município de São José do Bonfim) foi criada por meio do decreto Nº 12 assinado por Dom Expedito Eduardo de Oliveira, registrado na Cúria Diocesana (Livro 01, folha 26, Número 16) e datado 15 de Agosto de 1981.
         Teve seu desmembramento da Paróquia de Sto. Antônio, administrada, na época, pelo Revmo Sr. Pe. João Noronha, o qual na década de setenta começou a construção da capela de São Pedro na Rua Justiniano Guedes que posteriormente foi escolhida e constituída Igreja matriz.
         Os limites da Paróquia, ora criada, incluíam todo o município de São José do Bonfim e mais o bairro de Jatobá no trecho compreendido entre os Rios da Cruz e da Farinha que marcam os limites com a Paróquia de Sto. Antônio, respectivamente ao poente, norte e nascente.
         Entre o final de novembro e início de dezembro de 1982, segundo relatos Pe. Manuel Dutra de Medeiros, primeiro padre a residir no bairro, acontece uma surpresa desagradável: além da estiagem prolongada, uma pequena chuva com ventos muito fortes derrubaram boa parte do telhado da Igreja matriz e toda a cobertura da sacristia, que foram sendo recuperadas aos pouco com campanhas feitas na comunidade.
           Aos 02 de fevereiro de 1990 o Pe. Manoel Dutra deixa a Paróquia e quem o sucede é Pe. Valdomiro Batista de Amorim. No dia 28 de janeiro de 1995 os Padres Elias Ramalho Gomes e Paulo Jackson Nóbrega de Sousa assumem além da Paróquia de São Pedro a Paróquia de Nossa Senhora das Dores em Mãe d’Água com o auxílio também do Diácono João Batista de A. Filho. Em 02 de março de 1997 quem assume a administração da Paróquia é Pe. Melchisedech de Oliveira Neto.  Em 09 de março de 2002 são empossados Pe. Pedro Custódio e Pe. João Evangelista da Nóbrega Neto como administrador e vigário paroquial respectivamente. Uma das referências do Pe. Pedro foi a criação do conselho paroquial econômico. Em seguida chega para fazer estágio pastoral e recebe o primeiro grau do sacramento da ordem o teólogo Damião Rogério de Almeida Ramos. No dia 15 de fevereiro de 2004 chega para administrar a paróquia auxiliado pelo vigário paroquial Pe. João Evangelista o Pe. José Maria Gomes de Oliveira. Aos 09 de janeiro de 2005 tomam posse Pe. Elias Ramalho Gomes como pároco e Pe. Albany de Sousa Barreiros como vigário paroquial. Posteriormente chega para fazer estágio pastoral o Diácono Adailton Pedro da Silva. Aos 17 de julho de 2005 toma posse como administrador paroquial o Pe. Evandro Romero Diniz Correia que acolhe Pe. Marciel Soares como vigário paroquial, o qual desde 25 de fevereiro de 2009 (quarta-feira de cinzas) assumiu a comunidade de São José do Bonfim e suas comunidades como a mais nova área pastoral da Diocese.
         Uma data bem significativa para a comunidade foi a celebração dos seus vinte e cinco anos realizados em 15 de agosto de 2006 tendo como ponto alto um tríduo em preparação ao aniversário e, no dia, uma solene Liturgia Eucarística presidida pelo Sr. Bispo Diocesano D. Manoel dos Reis e concelebrada por vários padres e diáconos.
         Nestes 28 anos de histórias contamos com as seguintes pastorais, movimentos e serviços: Acólitos, Apostolado da Oração, Batismo, Catequese de iniciação, de primeira Eucaristia e Crisma, criança, Círculos Bíblicos, Dízimo, Encontro de Casais com Cristo, Familiar, Infância Missionária, Juventude Shalom, Liturgia, Legião de Maria, Ministros extraordinários da Comunhão e da esperança, Menor, Mãe Rainha, Movimento Sacerdotal Mariano, Renovação Carismática Católica, Terço dos homens e pastoral da pessoa idosa em fase de implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário